Vale lembrar que originalmente, ele é um aplicativo de mensagens instantâneas. Ele não tem mural ou timeline como Facebook e Instagram. Notando isto, vc já consegue visualizar diferenças. Note que é diferente quando vc tem no WhatsApp como canal de vendas, de suporte, de atendimento um numero “comercial”.
Agora vamos as reflexões:
Você sabe como os seus contatos usam o WhatsApp ? Se é usado para se comunicar e compartilhar via status experiências com familiares e amigos, bater papo, etc, ele acaba sendo usado como uma rede social. Mas se utilizado para trabalho, contato com clientes, divulgar promoções ou eventos, dúvidas ou de debates, ações de organização e comunicação mais profissional o WhatsApp é uma mídia social.

  • Como voce sabe se a pessoa para quem vc fica enviando mensagens esta realmente interessada em receber sua mensagem ?
  • Quando usar grupos e quando usar lista de transmissão ?

Mais do que nunca, se faz necessário aprender a usar os recursos do whatasapp como canal de vendas e as listas de transmissão com técnicas de segmentação e funil de vendas:

  1. Descoberta – 1º etapa do funil.
    Momento de descoberta, onde você consegue encantar os clientes em potencial. Eles ainda não sabem que têm um problema, por isso, é seu dever ajudá-los a descobrir quais são suas necessidades particulares.
    Acrescente nessa lista as pessoas que ainda não conhecem seu produto e que precisam receber conteúdos educativos.
  2. Consideração
    Depois de reconhecerem que têm um problema, os usuários passam para a fase da consideração. Para essa lista, você já pode começar a mostrar para as pessoas não apenas quais são os problemas que elas têm, mas também as possíveis soluções para eles. Nesta etapa, é possível dar aquele empurrãozinho para mostrar que você tem o produto certo para suprir as necessidades de seu cliente em potencial. Mas tome cuidado para não exagerar e tentar vender antes do usuário estar 100% preparado para efetuar uma compra.
  3. Decisão
    Aqui ficarão os contatos que já entenderam que têm um problema e sabem que seu produto pode ajudá-los a resolver essa questão. Acrescente na lista de decisão pessoas que possivelmente comprariam seu produto e para as quais você pode mandar ofertas exclusivas. Clientes recorrentes, geralmente, entram nessa lista.

O principal desafio hoje, é necessário entender o perfil do Consumidor 4.0, que se identifica com marcas que demonstrem personalidade e valores parecidos com o seu.
Que buscam por uma comunicação mais pessoal e, ao mesmo tempo, digitalizada. ( aqui é que esta o pulo da gato referente a segmentação do marketing digital).
Só por esta definição da comunicação mais humanizada, já faz com que o uso do whatsapp como canal de vendas, tenha que receber muito mais atenção da sua parte.

Marcar presença em todas as redes é algo “quase” impossível, muito caro e extremamente trabalhoso.
Descubra quais são as redes sociais realmente utilizadas pelas suas Personas e quais estão mais alinhadas com a linguagem da sua empresa.


 

Estratégias e Automação no Marketing Digital

Qual tipo de conteúdo e qual frequência no marketing digital ?