O uso competente das ferramentas ajuda empresas a crescer, popularizar-se e firmar o lugar no mercado
Redes sociais como o Twitter, Orkut e Facebook valem ouro.
S√£o ferramentas cada vez mais populares na internet e um fen√īmeno t√£o recorrente e forte que n√£o pode passar despercebido pelas pequenas e m√©dias empresas.
Dados de uma pesquisa realizada para a revista Business Week com as 100 empresas mais valiosas ao redor do globo mostraram que os empreendimentos que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais mais recheadas.

Em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período.

‚Äú√Č preciso alertar as empresas, de quaisquer portes, para a efici√™ncia e relev√Ęncia das redes sociais‚ÄĚ, diz o especialista em tecnologia de informa√ß√£o Lu√≠s Fuzaro. ‚ÄúH√° um benef√≠cio bastante grande em usar esse tipo de tecnologia porque agiliza os processos de neg√≥cios‚ÄĚ, completa. Para o especialista, as redes sociais, desde que utilizadas adequadamente, evitam duplicidade de informa√ß√£o, aumentam o trabalho colaborativo e melhoram os reposit√≥rios para criar um conhecimento coletivo da empresa.
Segundo Fuzaro, melhorar o conhecimento coletivo √© essencial para criar potencial e diferencial competitivo. ‚ÄúA empresa consegue melhorar os custos e a agilidade de processos de neg√≥cios‚ÄĚ, afirma.
Para o pequeno empres√°rio, o uso dessas ferramentas pode ser aproveitado para uma s√©rie de fatores. Para Fuzaro, √© pertinente ao pequeno empreendedor investir nesse tipo de tecnologia porque essas redes permitem expans√£o do mercado, melhor relacionamento com os clientes e fornecedores e redu√ß√£o de custos, sem falar no uso poss√≠vel para campanhas de marketing. ‚ÄúAinda, n√£o podemos esquecer que empresas mais alinhadas com o uso de novas ferramentas e antenadas no avan√ßo tecnol√≥gico acabam atraindo mais recursos‚ÄĚ, completa.
Marcus Vinicius Pilleggi
Departamento de Marketing da Tron Inform√°tica