O modelo 3H (Hero, Hub e Help) e o Marketing Digital,  foi difundido pelo Google como uma estratégia de geração de conteúdo, e apresentava três pilares: inspiração, entretenimento e educação.
Apesar de ter surgido como algo para o YouTube, seu método pode ser aplicado sobre qualquer planejamento de conteúdo, uma vez que ele trata da segmentação do conteúdo em 3 frentes. Destas, cada uma nos ajuda a criar uma conexão e gerar valor para pessoas que estejam em qualquer uma das fases da jornada do consumidor.

Modelo 3 H

  • Hero: “Inspiração conteúdo produzido para celebrar os valores e símbolos da marca, geralmente produzidos em momentos importantes do calendário do marketing. Esse é o topo da pirâmide e poucos são os usuários que vão consumir este tipo de conteúdo, pois é algo mais específico e geralmente exclusivo como e-books, webinars, posts voltados para datas ou nichos específicos, etc.
  • Hub: “Entretenimento” conteúdo de frequência intermediária, produzindo para conectar os interesses do consumidor com as experiências que a marca pode gerar.
    Ex.: Web séries; Conteúdos patrocinados; Parcerias; Documentários; Marketing off; outros.
  • Help: “Informação e Educação” conteúdo regularmente produzidos, mostrando como aos usuários como a marca, seus produtos e serviços podem ajudá-lo no seu dia-a-dia.
    Ex.: Tutoriais; Faça você mesmo; Dicas; Comparativos; Demonstração e Review dos produtos.

O modelo 3H (Hero, Hub e Help) e a quantidade a ser usado no marketing digital e suas postagens nas redes sociais

Modelo 3 H no Marketing Digital

Modelo 3 H e o Marketing Digital

É muito comum que busquemos a economia de tempo. Tentamos cortar caminho, fazer as coisas de maneira rápida e prática. Dessa forma, conteúdos help e hero se encaixam bem nesta premissa.

Outro comportamento enraizado na psique humana, herança dos nossos ancestrais, é o desejo de se destacar entre os demais. Por isso que este tipo de conteúdo traz vantagens tanto para quem o cria, quanto para quem consome.

Quem cria acaba aumentando seu capital social, criando autoridade em determinado assunto. Quem consome também aprende mais, e pode usar o conhecimento adquirido para ascender pessoal e profissionalmente.

hero_hub_help

DICA DE LEITURA

Presença Digital e Marketing para se destacar
Elaspod – Podcast feito por mulheres que usam muita tecnologia