Na sopa de letrinhas SEO ou SEM: qual é a diferença e como usar cada estratégia
Desde já, a principal diferença entre SEO e SEM e que SEO significa Search Engine Optimization em inglês, ou, otimização para mecanismos de busca, enquanto SEM significa Search Engine Marketing, que quer dizer marketing para os mecanismos de busca
São abordagens muito diferentes para se tornar visível nas SERPs.
Outro termo gringo que se refere a Search Engine Results Page ou, em bom português, páginas de resultados de mecanismos de pesquisa, ou mecanismos de busca.
SEO pode ser uma estratégia um tanto complicada de gerenciar se você não souber como combiná-la com as estratégias SEM.
SEO
Uma abordagem que usa métodos orgânicos para aparecer nos resultados da pesquisa.
SEM
Uma abordagem que usa métodos pagos para aparecer nos resultados da pesquisa.
SEO técnico
o SEO técnico foca em melhorar a estrutura técnica de um site e procura otimizar a velocidade do site, compatibilidade com dispositivos móveis, rastreabilidade, uso de dados estruturados, segurança e indexação. Há muitos outros fatores ainda, mas esses são os mais comuns.
Clique na imagem ao lado apra conhecer a Tabela Periodica do Maketing da SEMRUSH
SEO On-Page
são fatores de otimização na página que ajudam os mecanismos de pesquisa a entender o conteúdo e o contexto, incluindo itens como título, H1 e otimização de meta tags, alt tags de imagens e etc.
Conteúdo – O conteúdo é um dos principais fatores de ranqueamento do Google e sem um ótimo conteúdo que corresponda à intenção do usuário será difícil ranquear na primeira página.
Ter um blog é essencial para gerar informações sobre seu negócio e desenvolver uma estratégia sólida de conteúdo.
SEO Off-Page
Pode ser definido como construção de autoridade, incluindo link building e outras táticas. Essa abordagem foca em melhorar a confiabilidade e a autoridade de um site aos olhos dos mecanismos de pesquisa e de seus usuários, conectando-o a outros sites relevantes e de alta autoridade.
Significa que, se os mecanismos de pesquisa perceberem que os usuários confiam em um site, eles ficarão mais inclinados a ranquear em uma posição superior.
Autoridade e confiança normalmente vêm de esforços de link building, RP e outras táticas semelhantes
SEO ou SEM qual a diferença em exemplos mais praticos ?
SEM – Search Engine Marketing, ou marketing para os mecanismos de busca, é uma estratégia que usa táticas pagas para ganhar visibilidade nos motores de busca. Também é conhecido como PPC (pay-per-click).
Ao invés de usar táticas que ajudam um site a ranquear organicamente
Os especialistas em SEM geralmente começam uma campanha com uma pesquisa de palavras-chave abrangente e análise da concorrência, que você pode fazer com ferramentas como o kit de ferramentas de PPC e anúncios.
Tudo isso colabora para criar campanhas direcionadas que apresentam seus produtos e serviços para um público-alvo.
Essas campanhas incluem:
- Anúncios de pesquisa (anúncios de texto)
- Anúncios do Google Shopping
- Anúncios da Rede Display
- Anúncios no Gmail
- Anúncios no YouTube
Significa que as táticas de SEO podem levar meses para mostrar resultados reais, o SEM permite gerar cliques e conversões em um período de tempo muito curto.
A principio você pode ter controle total sobre quando os anúncios são exibidos e para quem são exibidos. É um canal perfeito para testar novas estratégias, enviar tráfego para uma venda ou para impulsionar o tráfego durante períodos mais calmos.
Acima de tudo, o SEO e SEM não devem ser vistos como canais separados, eles são duas partes de uma estratégia digital maior que impulsiona a visibilidade, o tráfego e as conversões nos mecanismos de pesquisa.