Você sabia que é previsto uma queda das Pesquisas no Google de cerca 25% até 2026?

Pesquisas no Google vão cair 25% até 2026 por causa  da inteligência artificial (dos chatbots de IA e outros assistentes virtuais), segundo a Gartner Consulting.

 

As soluções de IA generativa (GenAI) estão se tornando mais utilizadas, substituindo consultas em mecanismos de pesquisa tradicionais, como o Google, por exemplo. Isto forçará as pessoas que trabalham com Marketing e as empresas a repensar toda a sua estratégia.

Assim sendo, considero esta previsão de queda das pesquisas no Google bem realista.

Qualidade e autenticidade serão fundamentais.

Com a ascensão da IA generativa, a produção de conteúdo se tornará mais acessível e barata.
Porém, haverá uma enxurrada de material, muitas vezes produzidos por pessoas com conhecimento superficial sobre os temas, além da completa falta de técnicas específicas de otimização para buscas. (SMO e SEO)

Os algoritmos irão priorizar conteúdos relevantes e úteis, impactando diretamente a estratégia de palavras-chave e autoridade de domínio do site. Isto será apenas um dos recursos para compensar e filtrar a grande quantidade de conteúdo gerado por IA.
Perpetuando uma tendência que já enfatizo faz anos:

” a utilidade e a qualidade do conteúdo é valiosíssima para o sucesso nos resultados de pesquisa orgânica”.

A produção de imagens por IA também afetará a forma como os algoritmos vão avaliar seu conteúdo.

Diversas discussões já estão em andamento e algumas até já estão sendo aplicadas pelos algoritmos das redes sociais. Existe uma forte sinalização apontando que os posts usando este tipo de imagens e que não tenham a devida identificação, mostrando que trata-se de uma imagem gerada por AÍ será preterido.

O grande desafio dos Heads de Marketing

62% dos usuários (clientes), são menos propensos a se envolver e confiar no conteúdo se souberem que foi criado por um aplicativo de IA. Então como equacionar isso ?

Empresas precisarão se concentrar na produção de conteúdo exclusivo, mas que seja verdadeiramente útil para os clientes.
O conteúdo será o fator principal de avaliação de qualidade de pesquisa, como conhecimento, experiência, autoridade e confiabilidade.

O cuidado com a construção e manutenção da REPUTAÇÃO DIGITAL tem que ser priorizado ao invés do que preconizam os Gurus Quânticos do Marketing com suas dicas e regras para sucesso nas redes sociais.

Sua empresa está preparada para essa revolução digital?

Esteja à frente neste jogo e invista em estratégias avançadas de marketing digital.
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Queda das Pesquisas no Google

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