Esta claro que o custo x alcance das mídias sociais atrai. Ja pensou qual tipo de conteúdo e com qual frequência no marketing digital voce deve atuar ?
Postar no Facebook e no Instagram qualquer criança faz. E aqui nasce o erro mais comum: encher um perfil de ofertas e publicidade como um panfleto de supermercado.
Focar seu conteúdo apenas em ofertas ou tentativas de venda é uma prática ineficiente.
Qual conteúdo e qual a frequência do marketing digital.
Princípio de Pareto
O Princípio de Pareto é, originalmente, uma regra que afirma que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Ou 80% dos problemas enfrentados por gestores são originados de 20% das áreas defeituosas da empresa.
Na esfera organizacional, podemos aplica-la em diversas áreas. Alguns exemplos :
• 20% dos clientes são responsáveis por 80% das vendas;
• 20% dos produtos são responsáveis por 80% dos lucros;
• 20% dos colaboradores são responsáveis por 80% da produção.
Minha dica com relação a frequência no marketing digital
É necessário analisar informações de alcance e engajamento e se voce não as tem na mão, ja esta ai um sinalizador de grande risco.
Qual é a sua frequência de postagens por dia, por semana, por mês?
A que horas você compartilha o seu conteúdo?
Quais são os melhores dias da semana para publicar?
Se você nunca fez estas perguntas, pare tudo, é hora de repensar o seu calendário de publicações.
- Regra 444 – Todo material que você criar, no mínimo, deve ser publicado 4 vezes, em 4 dias diferentes e em 4 horários diferentes nas suas redes sociais.
Para marcar presença nas redes, você deve ajustar a frequência das suas postagens. Fique atento aos melhores dias e horários, organize no seu calendário de publicação a frequência ideal das postagens para cada rede. Inicie com uma frequência mais baixa e escale aos poucos. - Durabilidade do post – Imagine aí que o seu post vai baixar nos feeds de notícias, principalmente pros que escolhem atualizar com “publicações mais recentes”, no caso do Facebook. Dado específico da Bit.ly: um post no Face tem um “tempo de vida” de aproximadamente três horas e meia. Desesperou ? Pior ainda: pode ser que você esteja publicando num horário muito diferente do que a sua audiência esteja online.
- Diferentes Mídias, diferentes públicos e horários – Acha que as pessoas do LinkedIn gostam do mesmo tipo de conteúdo que esta no Facebook? Eles dedicam tempo a leitura nos mesmo horários do Facebook ? Agora voce consegue entender a importância de se analisar cada um dos canais, e seus diferentes tipos de publico, dias e horários.
No mundo do Digital pós pandemia os iniciantes no marketing digital tem cometidos erros graves. Vamos refletir sobre alguns pontos como segmentação e automação do marketing digital.
Vou aproveitar também e te convidar para ler a seguir sobre o WhatsApp. Sabe me dizer se ele é uma rede social, uma mídia social ou ferramenta de vendas ?
Estratégias e Automação no Marketing Digital
WhatsApp é uma rede social, uma mídia social ou ferramenta de vendas ?