Para planejar e executar uma campanha, considere seis passos: conhecer o cliente, mapear os canais, planejar, criar uma a√ß√£o, obter n√ļmeros e chegar ao fim da a√ß√£o (ou n√£o).
Se vamos falar sobre redes sociais, é melhor ir direto ao que interessa, o relacionamento.
O relacionamento envolve duas partes, mas não preciso saber tudo sobre a outra parte. Por enquanto é preciso saber apenas se há afinidade e interesse comum para prosseguir.
Assim, ao planejar sua campanha, escolha o que você deseja alcançar. Qual o seu objetivo? E o que interessa?
Com isso claro, vamos jogar um pouco de sal e tequila para trabalhar. Ser√£o seis etapas simples:

  • Conhecer o cliente
  • Mapear os canais
  • Planejar
  • Criar alguma a√ß√£o
  • N√ļmeros e
  • Fim da campanha

1. Conheça seu cliente

√Č o in√≠cio de tudo. Pense r√°pido:

  • Quem s√£o os clientes do seu cliente?
  • Qual √© o seu verdadeiro neg√≥cio?
  • O que eles precisam e gostam de fazer?

Enfim, o que você sabe sobre o cliente e seus compradores para iniciar nossa conversa? Vou facilitar: eu gosto de descrever o cliente respondendo quatro perguntas básicas:

  • 1. Qual o seu neg√≥cio (como ganha dinheiro)?
  • 2. Qual o seu mercado (quem s√£o, o que realmente gostam, o que acessam ou conversam)?
  • 3. Qual √© o seu objetivo principal (vender mais, relacionamento)?
  • 4. Qual o resultado esperado (n√ļmeros, rede de contatos, visitantes, pessoas)?

Para entender um pouco mais sobre o p√ļblico, veja esta apresenta√ß√£o em slides: Brazilian internet users behaviour patterns in social media.

2. Mapeie as redes e saiba us√°-las

Conhecer o cliente, o p√ļblico e os objetivos deixa tudo mais f√°cil. Com estas informa√ß√Ķes, voc√™ pode passar para a segunda etapa, onde precisamos criar nosso mapa.
Pensamento prático: observe as redes sociais relevantes ao seu mercado. Escolha as mais importantes e acrescente algumas mais específicas. Liste e crie um mapa de redes relevantes e como atuar em cada uma delas. Veja um exemplo.
1. Orkut. Maior rede social do Brasil. Se é a maior, então já é uma escolha.
2. Twitter. √Č a distribui√ß√£o r√°pida da informa√ß√£o. Usamos, voc√™ tamb√©m.
3. Facebook. A maior do mundo aqui ainda é uma criança. Pegue pela mão.
4. YouTube. A TV de hoje √© um grande parceiro para a√ß√Ķes multim√≠dia.
5. Flicker. Fotos, tags, linkbuild e galerias. Precisa dizer mais?
6. Delicious. Links e mais links. Muito bom para SEO, page rank e linkability.
7. Yahoo.Answers. Conte√ļdo, credibilidade, linkbuild e relev√Ęncia. Diga sim.
8. Blogs. √ďtimo para encontrar bons parceiros, conte√ļdo relevante e visitantes.
Simples assim. Escolhi oito e você pode escolher as que achar mais relevantes. Apenas cuide para não se perder no volume. Acima de cinco redes você pode precisar de um bom time de apoio.
Escolha as redes e crie a rela√ß√£o de import√Ęncia para o cliente.

3. Planeje como tudo isso vai funcionar

Agora o assunto √© planejamento x planejadores. √Č para ser divertido. Temos objetivos, mapa das redes e um jogo para jogar.
Lembre de fazer bom uso de um hist√≥rico de casos, estrat√©gias e fracassos para orientar suas decis√Ķes.
A dica √© simples: se voc√™ n√£o tiver informa√ß√Ķes, procure. Se voc√™ n√£o sabe, pesquise.
A solu√ß√£o basicamente √© olhar para o cliente, os objetivos e os resultados esperados e jogar o jogo de cada uma delas. Entenda como funcionam, conhe√ßa as caracter√≠sticas e regras informais e como se conversa com o p√ļblico.
Para ajudar um poco, leia Planning and Measuring Social Media Strategies.

4. Crie a ação e divirta-se

A execu√ß√£o √© uma das melhores partes ‚Äď √© a parte dos gerentes de projeto, criativos e desenvolvedores. Voc√™ planeja e n√≥s criamos a solu√ß√£o.
Seja flex√≠vel, meu amigo ‚Äď se voc√™ trabalha em uma ag√™ncia orientada ao processo, provavelmente o planejamento j√° deve ter dito o que voc√™ precisa fazer. Se voc√™ estiver em um lugar onde o foco seja orientado √† criatidade, deve ter recebido o mapa das redes e a lista de problemas. Afinal, para um desafio n√≥s somos a solu√ß√£o.
Em ambos os casos, vamos ter um bom trabalho criando conex√Ķes, estrat√©gias e a√ß√Ķes para transformar uma big-muther-fucker-ideia em algo realmente inteligente e √ļtil para cliente e mercado. √ötil significa algo para o seu cliente brincar, amar, compartilhar e se divertir.
Um exemplo brasileiro muito interessante é a campanha #seeufossechefe.
Fora do Brasil, indicadíssima é a ação do #utweet integrando produto, user experience e o Twitter.

5. Onde est√£o os meus n√ļmeros?

Se voc√™ trabalhou, fez um bom planejamento, colocou em pr√°tica, revisou e ainda ajustou as a√ß√Ķes para melhorar, ent√£o me mostre o que eu quero saber‚Ķ quais os n√ļmeros?
N√ļmeros, seguidores, colabora√ß√Ķes, posts‚Ķ mostre tudo que voc√™ definir com relevante para o cliente.
Importante: lembre-se do objetivo principal do cliente e do resultado esperado. Se voc√™ n√£o mostrar isso, outro n√ļmero n√£o vai ser nada emocionante. Simples assim, just business, ok?
Claro que ao executar um planejamento, temos coisas boas e outras nem tanto. Sendo prático, o negócio é continuar no sucesso e corrigir rapidamente as falhas.
Se voc√™ fez tudo certo, a parte mais divertida do nosso trabalho √© que os n√ļmeros em redes sociais, mesmo com atraso, crescem dia-a-dia. Ent√£o, menos choro ‚Äď se voc√™ ainda n√£o alcan√ßou seu objetivo, ajuste o que for preciso e corra atr√°s dos n√ļmeros.
Essa imagem representa bem como uma ação de social media funciona.
social_media
A imagem faz parte da apresentação da Gringo.nu no Slideshare.

6. E no final… que final?

Relacionamentos nas redes sociais s√£o como o relacionamento com seus amigos, eles n√£o terminam.
O segredo está em entender os ciclos do relacionamento. Às vezes mais frequentes, outras mais distantes, mas no geral sempre presentes.
Quando isso acontece, a rede cresce e você passa a ter uma rede de relacionamento, então tudo muda. Você vai sair do grupo de criar estratégias e ser um defensor de marca.
Sim, meu amigo, um √ļltimo segredo: escolha bem para quem voc√™ trabalha, pois se tudo der certo, voc√™ vai acabar sendo um defensor da marca, um evangelizador, voc√™ ser√° parte do grupo, algu√©m que vai adorar toda essa bagun√ßa e ser uma parte importante de todo o relacionamento.
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Bem, chega por hoje. Obrigado por toda a aten√ß√£o e lembre-se: d√™ um passo, corrija tudo que for necess√°rio e mais outro passo. Rede social √© falar de pessoas, relacionamento e paix√Ķes. N√£o √© est√°vel, mas sim o resultado de um grande trabalho constru√≠do dia-a-dia, com dedica√ß√£o e divers√£o.
Agora √© a sua vez. Deixe um coment√°rio. S√£o seis passos ‚Äď lembre-se deles e divirta-se.
[Webinsider]
Por Iuri Brito