Pesquisa realizada com micro e pequenas empresas em São Paulo mostra que mais de 80% delas não possuem cadastro em nenhuma rede social. Oportunidade para pequenas empresas de comunicação.
Um questionamento bastante frequente que recebo √© sobre como as empresas est√£o utilizando as redes sociais corporativamente e como reagem ao uso pelas suas equipes ‚Äď se √© liberado, se √© proibido‚Ķ enfim, h√° muita pol√™mica em torno do tema.
Ao analisarmos os casos de inova√ß√£o em grandes corpora√ß√Ķes como Procter&Gamble, Natura e Samsung, identificamos que a ades√£o j√° tem ocorrido de forma mais aberta e participativa, envolvendo equipes locais ou de nacionalidades diferentes, usando a liberdade de acesso para gerar criatividade.
Um outro lado da quest√£o, que √© o monitoramento das redes sociais, tamb√©m realizado h√° algum tempo pelas grandes empresas, demonstra a preocupa√ß√£o com sua imagem nessa grande teia, fazendo com que busquem apoio especializado para esse tipo de mapeamento ou ent√£o a cria√ß√£o de equipes focadas, por exemplo, para o caso de gest√£o de crises, como ocorreu recentemente com a Telef√īnica e os problemas com seu Speedy, ou mesmo para solucionar problemas pontuais de clientes insatisfeitos.
Isso ocorre porque essas empresas j√° perceberam o poder de influ√™ncia das massas conectadas nas redes sociais que podem rapidamente ‚Äúarranhar‚ÄĚ as suas marcas.
Pequenas ainda longe das redes
Mas, curiosamente, ao analisarmos esse ponto junto às micro e pequenas empresas descobrimos o quão distante ainda estão desse universo.
Seja por desconhecimento, seja por falta de estrutura interna ou de equipes, elas ainda demonstram um comportamento bem diferente.
Em pesquisa realizada pela Associação Comercial de SP em janeiro de 2010 com MPEs na cidade de São Paulo detectou-se que mais de 80% delas não possui cadastro em nenhuma rede, e dentre as que possuem, suas redes preferidas são Orkut, Twitter, Facebook, Youtube e LinkedIn, nessa ordem.
Embora esse √≠ndice de engajamento seja ainda baixo, foi observado que aproximadamente metade das empresas manifestou preocupa√ß√£o em monitorar sua imagem na web e isso √© feito de forma ‚Äúcaseira‚ÄĚ por suas equipes de marketing, ou mesmo pelo propriet√°rio da empresa.
Mas s√£o poucas as que respondem aos coment√°rios encontrados, aproximadamente 30% apenas.
Oportunidade para pequenas empresas de comunicação
Isso demonstra que ainda há um longo caminho a ser percorrido para entender e utilizar as redes de forma favorável, tanto para fortalecer a relação da empresa com seus clientes e prospects, como para co-criação no lançamento de novos produtos, por exemplo.
Por outro lado, daquelas que j√° est√£o experimentando essas possibilidades h√° manifesta√ß√Ķes interessantes, como a loja f√≠sica que est√° tendo que se adequar para atender as demandas que v√™m dos clientes da web!
Entendemos, no entanto, que o movimento de mudança tem sido muito rápido, pois os microempresários têm procurado conhecimento de forma voraz sobre o tema para que possam também usufruir os benefícios da web nos seus negócios. [Webinsider]