Hoje vamos falar dos papéis mais usados, seus formatos e gramaturas.

Papéis, gramaturas e uso recomendado.

Existe uma grande variedade de papéis, aliás, a cada dia as fábricas lançam mais tipos “fantasia”, porém os mais usados são: Couchê L-1 e L-2, Couchê fosco, Off-set, Cartões, Reciclados, Collor plus, Duplex e Triplex.
Abaixo vou falar um pouco mais a respeito das características e principais usos desses papéis, bem como quais as gramaturas disponíveis de cada um, sendo que gramatura é como nomeamos para designar a diferença com relação ao encorpamento do papel (explico mais a respeito de gramatura no final dessa postagem).
Couchê L-1 calandrado (brilho de um lado): usado principalmente para rótulos e temos disponível nas gramaturas 70, 75, 90 e 115g (de fabricação nacional)
Couchê L-2 calandrado (brilho nos dois lados): é o papel com brilho mais comumente usado para folders, catálogos, revistas e flyers e disponível nas gramaturas 75, 90, 115, 150, 170 e 230g (fabricação nacional) e 270, 300 e 370g (importado)
Couchê fosco (fosco dos dois lados): usado para folders, catálogos, revistas e flyers, geralmente usado para materiais que tenham muito texto (pois a falta do brilho ajuda na leitura), porém existe uma dificuldade e secagem (o que torna o processo de impressão um pouco mais demorado). Disponível nas gramaturas: 75, 90, 115, 150, 170 e 230g (nacional) e 270, 300 e 370g (importado).

Offset (papel não calandrado ou sem brilho): esse é aquele papel que todo mundo utiliza em sua impressora. Por sua aparência mais simples (comparando-se com ou couchê L2 ou fosco), é mais usado para impressos comerciais, como papel timbrado, pedidos, notas fiscais, etc. Disponível nas gramaturas:  70, 75, 90, 120, 150, 180 e 240g
Papel Cartão (não calandrado ou sem brilho – tipo cartolina): usado para fichas ou impressos que precisam de um papel mais rígido e que são impressos em apenas 1 cor. Disponível nas gramaturas 180 e 240g, esses nos formatos: SP50x66 e RJ 55x73cm
Reciclados: papéis muito usados hoje em dia, por se tratar de papel feito com em torno de 25% de matéria-prima reciclada pós consumo e 75% de matéria prima virgem. Disponívl nas gramaturas: 75, 90, 120, 150, 180 e 240g
Collor plus (tipo uma cartolina colorida): papéis com variadas cores, geralmente são usados para convites, sendo disponibilizado nas gramaturas: 90, 120, 180 e 240g

Duplex (papel cartonado branco de um lado e kraft do outro): ideal para impressão de fotos na frente e textos e desenhos no verso, usado principalmente para imprimir tags (aquelas etiquetas que vem nas roupas), caixas e embalagens. Nas gramaturas: 230, 280, 370 e 410g
Triplex (papel cartonado branco dos dois lados, sendo um lado com brilho): ideal para embalagens com impressão coloridas dos dois lados, porém um lado brilhante e outro fosco. Usado principalmente para pastas, tags, cartão postal e cartão natal; disponível nas gramaturas: 230, 280, 370, 410g

Para uma maior garantia do resultado final,
sugerimos a solicitação da impressão de prova.

Papel Color Plus

Papel Color Plus

Importante, muitos clientes ao receber seu impresso às vezes reclamam que o papel está mais fino que o que solicitaram, então é bom saber calcular pra conferir.
A gramatura de um papel é o peso de uma folha de 1m² ou seja:

  • Couchê 90g = uma folha de 1 x 1 m pesa = 90g
  • Duplex 230g = uma folha de 1 x 1 m pesa = 230g

Pra você calcular se está correta a gramatura do seu impresso, basta fazer regrinha de 3. Não lembra como é? Vamos a um exemplo do jeitinho fácil de se calcular (já simplificando a regra de 3 para esse caso):

Papel Reciclado

  • O cálculo será (sempre):
  • “x” = seu impresso em m² x gramas do papel inteiro
  • onde “x” é o peso que deveria ter o seu impresso pronto,
  • sendo que a conta para saber “x” deve-se multiplicar a medida em m² do impresso pelo peso (gramas) do papel inteiro contratado.Exemplos:
  • Seu trabalho é A4 impresso em um papel 90g,
  • ou seja, a medida é 0,21 x 0,297m, o que equivale a = 0,06237m²
  • “x” = 0,06237 x 90g
  • “x” = 5,6133 g (= esse é o peso que deve ter o seu trabalho impresso, que você poderá conferir numa balancinha de precisão em uma padaria, p.exemplo – se seu impresso estiver com peso abaixo disso, não foi utilizado o papel na gramatura que você contratou)
  • Trabalho em A3 – 120g = 0,42 x 0,297 = 0,12474m² (é o tamanho de seu papel)
  • “x” = 0,12474 x 120 g
  • “x” = 14,9688 g (é o peso que deve ter seu impresso, basta conferir)

Voce pode se interessar por:

O que é um analista de SEO?

Analista para Marketing Digital – Métrica e KPI

 

Veja também

Você precisa das respostas certas ou das perguntas certas ?

 

Consultora Marketing Digital e SEO

📈 Posicionamento – Como site você quer ser encontrado no topo do Google?
🔎 Auditoria SEO – Para blog e website se destaque ao máximo.
🧲 Planejamento Estratégico – Voce esta realmente atraindo e retendo ou apenas postando em redes sociais ?
✅ Presença Digital – Como você cuida da sua imagem ?
🛠️ Google Analytics, RD Station, SEMrush, Ahrefs

☎️ Entre em contato conosco e discutiremos as possibilidades
📍Localidades: Brasil, Países Baixos e Alemanha (disponível remotamente ou pessoalmente)

Como criar PERSONA

Como criar Personas – onde vivem e o que elas comem!

A piada é antiga (eu sei): COMO CRIAR PERSONAS Leia o chamada a seguir, com um anuncio do saudoso GLOBO REPÓRTER: "Como criar personas ? De onde vem...
Como funciona o conteudo 3H ?

Como funciona o conteudo 3H ?

Saber como funciona o conteudo 3H ajuda a melhorar o posicionamento da sua marca, fazendo com que mais pessoas a conheçam e descubram o que você faz...
Planos para Gestão de Midias Sociais

Quanto custa consultoria de Marketing Digital

Quanto custa uma Consultoria de Marketing Digital e o quê deve-se observar? Projetos e ações de marketing tem características únicas e...

Métricas e KPI no Marketing Digital

As Métricas e KPI no Marketing Digital é importante para  a avaliação de nossas ações. Conhecer os indicadores matemáticos e estatísticos que...
algoritmo do Instagram e o engajamento

Algoritmo do Instagram e o engajamento

Voce ja deve ter se perguntando como o algoritmo do instagram e o engajamento atuam, porque vejo alguns posts de pessoas que sigo, mais vezes que...
Qual tipo de conteúdo e qual frequência no marketing digital ?

Qual tipo de conteúdo e qual frequência no marketing digital ?

Esta claro que o custo x alcance das mídias sociais atrai. Ja pensou qual tipo de conteúdo e com qual frequência no marketing digital voce deve...
Estratégias e Automação no Marketing Digital

Estratégias e Automação no Marketing Digital

Como você planeja os seus posts em redes sociais? Você usa alguma Estratégias e Automação no Marketing Digital ? Tenho observado grande investimento...
Presença digital e Marketing Digital pra superar a pandemia

Presença digital e Marketing pra superar a pandemia

A pandemia fez com que muitas empresas enxergassem a necessidade de investirem em presença digital e marketing. Para o Marketing Digital a produção...
usando hashtags nas redes sociais

Usando hashtags nas redes sociais

Se você não está usando hashtags nas redes sociais, precisa começar agora! Hashtags são uma ferramenta muito útil para expor suas postagens a mais...
Leads qualificados comprar ou gerar

Leads qualificados: comprar ou gerar?

Vamos falar sobre o porquê dos leads qualificados: comprar ou gerar? Quais as vantagens? A palavrinha da moda ‘LEADS”, corresponde às pessoas...
Orçamento Website

Fale com a Mila

12 + 14 =