Depois de trabalhar com p√°ginas no Facebook, ler sobre o assunto e receber e-mails com d√ļvidas, √© poss√≠vel descobrir alguns erros comuns que impedem que empresas tenham um bom resultado.

Para melhorar o resultado de marketing na sua p√°gina no Facebook:

1. Achar que as pessoas vão até a sua página, em vez de ver seus posts nos seus Feeds de Notícias;
A maioria dos usuários do Facebook, se vai até uma página, só vai lá uma vez.
Algumas p√°ginas com n√≠vel de intera√ß√£o muito alto pode trazer f√£s com posts e an√ļncios, mas geralmente os f√£s v√™em seus posts atrav√©s dos seus pr√≥prios Feeds de Not√≠cias. (ou Timeline)
Se você vai traçar uma estratégia de marketing no Facebook, a primeira coisa que você deve fazer é entender como os usuários usam o Facebook.
Como os usu√°rios se comportam:
atividades-facebook‚Äʬ†¬† ¬†Quando voc√™ faz login no Facebook, voc√™ v√™ o que est√° no seu Feed de Not√≠cias e isso √© tudo a que o Facebook¬†se resume, para ¬†a maioria das pessoas;
‚Äʬ†¬† ¬†Voc√™ pode mudar a configura√ß√£o do seu feed¬†para mostrar mais atualiza√ß√Ķes (ou as principais, ou de um grupo espec√≠fico, mas cerca de 10 a 20% dos usu√°rios fazem isso);
‚Äʬ†¬† ¬†Se voc√™ tem uma p√°gina no Facebook, saiba que todos os seus f√£s n√£o veem todos os seus posts. S√≥ f√£s que j√° curtiram ou comentaram algum post da sua p√°gina v√£o ver mais os seus posts;
‚Äʬ†¬† ¬†Se voc√™ fez um trabalho ruim buscando intera√ß√£o com f√£s, voc√™ pode precisar reabilitar sua base de f√£s pagando por an√ļncios de hist√≥rico patrocinado.
 
Outro bom motivo para você ter um profissional que trabalhe uma estratégia com grupos no Facebook, porque toda vez que um membro do grupo posta ou comenta, todo mundo recebe uma notificação.
2. Superestimar aplicativos, guias personalizadas, p√°ginas de boas-vindas, etc te tragam milhares de f√£s;
Guias personalizadas se tornaram populares e estão cada vez mais presentes em diversas páginas no Facebook. Algumas pessoas acham que essas guias possuem algum poder mágico, mas elas não ajudam muitos negócios porque elas funcionam apenas para novos fãs, então mais uma vez isto depende muito a estratégia utilizada.
Algumas pessoas também pensam que criar um aplicativo no Facebook é um passo de mágica que vai gerar buzz e engajamento. Enquanto isso pode ser verdade para grandes empresas que podem ter cobertura de mídia por implantar um aplicativo inteligente, para a maioria das empresas esse grande esforço não gera o resultado esperado.
Pense bem, se 100% dos usuários já interagem com posts, páginas e grupos, você não teria mais chances de aumentar seu nível de engajamento se usar essas ferramentas disponíveis, em vez de usar um aplicativo que os usuários tenham que abrir mão de parte da sua privacidade para usar?
3. Falta de investimento em an√ļncios para adquirir f√£s;
Fa√ßo tudo para f√£s no Facebook (exceto an√ļncios) – Este √© um dos maiores erros dos empres√°rios
A maneira mais barata de conseguir f√£s que sejam o seu alvo (f√£s que costumam ser bons consumidores), √© com an√ļncios no Facebook.
O poder, profundidade e precis√£o da plataforma de an√ļncios no Facebook √© incompar√°vel e hist√≥rica. Voc√™ consegue f√£s tanto por 10 centavos, como por R$1,50, depende do seu nicho e¬†par√Ęmetros. Voc√™ n√£o consegue assinantes de newsletter por esse pre√ßo em lugar nenhum.
Tantas empresas fazem caminhos ridiculamente grandes para evitar gastar dinheiro com an√ļncios, ou simplesmente n√£o t√™m gastos com an√ļncios no seu or√ßamento. Essas empresas usam um tempo em t√°ticas indiretas que v√£o gerar menos e f√£s n√£o-qualificados. Elas esquecem o custo que o tempo de um empregado requer para fazer isso. E seus f√£s n√£o produzem o retorno ao investimento e ainda assim eles se perguntam por que.
Bom, porque você foi economizar da maneira errada.
4. Fazer posts falando s√≥ sobre si mesmo, n√£o postar conte√ļdo que curtam e comentem;
Você vê isso em diversos blogs corporativos: posts falando sobre eles e somente eles. Comentários de funcionários puxa-sacos que querem aparecer bem para a empresa.
Voc√™ v√™ isso em p√°ginas no Facebook¬†tamb√©m: eu, eu e mais posts sobre mim, com poucos coment√°rios, principalmente se voc√™ comparar o n√ļmero da base de f√£s.
Sua base de f√£s reais ativa √© de cerca de 100 vezes o n√ļmero de pessoas que curtem e comentam em seus posts.
 
5. N√£o otimizar estrat√©gias para aumentar n√ļmero de impress√Ķes e feedback (retorno);atividades-facebook2
Aqui o assunto passa a ficar um pouco mais técnico, mas só assim, com seriedade é que vc terá bons resultados. Caso contrario você será apenas mais um que enche a boca pra dizer que tem pagina no facebook e no fundo fica se perguntando porque não traz resultado nenhum
Se você não tem uma métrica para cada passo do seu marketing, você simplesmente não consegue otimizar suas táticas para esse estado. Seus objetivos para a página devem incluir:
‚Äʬ†¬† ¬†Visibilidade para o maior n√ļmero de f√£s poss√≠vel, calculado dividindo o n√ļmero de impress√Ķes de posts pelo seu n√ļmero total de f√£s;
‚Äʬ†¬† ¬†Capacidade de resposta √†s suas mensagens, calculada pela taxa de feedback, que √© o n√ļmero total de pessoas que curtem ou comentam seus posts dividido pelo n√ļmero de impress√Ķes
Se voc√™ n√£o est√° tendo pelo menos 1% na taxa de feedback, voc√™ provavelmente est√° esquecendo algo na conex√£o com a sua audi√™ncia. Pense sobre quais paix√Ķes e interesses sua base de f√£s tem em comum, e se apegue a isso, use isso na sua comunica√ß√£o. Se voc√™ usa an√ļncios no Facebook¬†para crescer sua base de f√£s, voc√™ deve saber exatamente quais interesses comp√Ķem a maior parte dos seus f√£s e s√£o mais apaixonantes.
Algumas advert√™ncias: eu ainda n√£o vi p√°ginas com mais de 100.000 f√£s terem 1% de taxa de feedback, mas eu tamb√©m n√£o vejo p√°ginas desse tamanho usando boas t√°ticas em conte√ļdos de posts. E tamb√©m, para p√°ginas de qualquer tamanho, quando voc√™ posta atualiza√ß√Ķes de sites ou descontos espec√≠ficos para alguma promo√ß√£o, os cliques para o seu site n√£o s√£o contados nessa taxa de feedback.
Nesse caso, uma taxa de feedback mais baixa é aceitável, porque na verdade você esta levando visitas do facebook para seu site.
6. Vender de maneira forçada o seu produto, sem antes despertar desejo nos fãs.
Esse erro √© bem parecido com o ‚Äúeu, eu e eu‚ÄĚ.Pense em evento t√≠pico como uma feira. Existe uma raz√£o para que os vendedores tenham uma √°rea reservada. A abordagem de vendas nem sempre combina com o clima de conversa√ß√£o do resto do evento. E de maneira similar, uma p√°gina do Facebook¬†trata de um n√ļmero de f√£s que tipicamente s√£o f√£s de outra coisa al√©m do que voc√™ est√° oferecendo. O que voc√™ oferece tem rela√ß√£o com o que eles s√£o f√£s. Voc√™ tem que continuar a aumentar a chama pelo desejo sobre essa paix√£o.
A regra é engajar, conversar e estimular quatro vezes mais do que você vende seu produto. Mire em 80% de interação e 20% de venda do seu produto.
Por que a página da cerveja Corona mostra relaxamento e praia em vez de só mostrar pessoas bebendo cerveja? Ao alcançar alem de características e benefícios de vender o sonho implícito pelo benefício oferecido, as empresas focam na relação além do óbvio e acertam em cheio.
Por outro lado, empresas que focam em si mesmas e em vender de maneira imediata, acabam desapontando. Por n√£o dar valor ao relacionamento com o seu f√£, a empresa pode acabar sendo rejeitada.
Voc√™ vai pensar que agora todo mundo j√° deve entender as li√ß√Ķes da web 2.0: empurre e puxe, conversa√ß√£o, etc. Mas n√£o.
Muitos marketeiros nunca aprenderam a se importar com o que o seu p√ļblico se importa. Voc√™ n√£o consegue se comunicar de forma efetiva at√© conhecer sua plat√©ia. Voc√™ n√£o consegue respostas se voc√™ n√£o faz perguntas.
Você não consegue entusiasmo se você não o estimula.