As Métricas e KPI no Marketing Digital é importante para a avaliação de nossas ações.
Conhecer os indicadores matemáticos e estatísticos que consigam explicar numericamente o resultado de uma determinada ação.
Esse trabalho de avaliação de desempenho e resultados é feito através da interpretação das Métricas e KPI – Key Performance Indicators.
No comércio eletrônico, saber qual a diferença entre Métrica e KPI é fundamental, pois como os dois indicadores estão intimamente ligados, mas é preciso entender a estrutura de cada um para que não façamos uma avaliação errada de um determinado procedimento na loja virtual ou em campanhas de marketing voltadas para a loja.
Métrica
É o indicador que mostra um determinado comportamento do usuário em nosso site e geralmente não está associada a nenhuma Meta de Conversão.
Vejamos alguns exemplos de Métricas comuns do marketing digital:
- Visitas do Site
- Visitantes Únicos
- Taxa de Rejeição
KPI
É um indicador para demonstrar matematicamente o atingimento de um determinado objetivo traçado para o visitante no site. Por isso, os KPIs estão associados a uma Meta de Conversão.
Exemplos de KPIs usados no marketing digital e no e-commerce:
- Taxa de Conversão de Vendas
- Tempo de Permanência no Site
- Número de Assinaturas de Boletins Informativos
Métricas refletem o comportamento dos visitantes no site, os KPIs refletem o desempenho do negócio em si.
As métricas costumam ser indicadores nativos de sistemas de monitoramento como o Google Analytics, enquanto os KPIs são indicadores definidos pelos gestores do site para analisar o desempenho do negócio como um todo.
Quando estamos elaborando um plano de marketing digital, um dos principais itens a serem definidos na etapa de monitoramento são justamente as métricas e KPIs que serão usados na campanha.
As Métricas e os KPIs que irão nos ajudar a avaliar o resultado de cada ação, assim como o resultado final da campanha.
São itens fundamentais no gerenciamento de campanhas de marketing digital
Entender a estrutura tanto das métricas quanto dos KPIs é essencial para a análise de resultados, pois a má interpretação desses indicadores pode levar a conclusões erradas e com isso ao comprometimento de toda a operação.
Independentemente da área em que realizamos ações de marketing digital, como comércio eletrônico, sites institucionais, blogs e mídias sociais, entender a diferença entre métrica e KPI é fundamental para o processo de web análise e gestão do projeto.
É necessario uma visão holistica do projeto, a consultoria de marketing digital e SEO com as tecnicas de atimizações para os buscadores tem que ser parte integrante do Marketing.
Não é raro, encontrar pessoas e empresas que ainda não entenderam o BOOM do marketing digital e usam de formulas magicas e secretas, acreditando que estao fazendo bonito.
Mas este buraco só vai aparecer depois.
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