Créditos da imagem: Freepik

Saiba tudo sobre essa nova tendência, que promete simplificar a vida dos vendedores e compradores de imóveis.

Com o intuito de simplificar o cenário imobiliário como um todo e facilitar as transações entre vendedores, compradores, locadores e locatários, as imobiliárias digitais oferecem processos mais rápidos e menos burocráticos. Saiba tudo sobe elas no artigo que preparamos para você.

O que são as imobiliárias digitais?

Sem dúvidas, uma das principais queixas dos envolvidos no mercado imobiliário sempre foi a burocracia envolvida nos processos. Afinal, quem trabalha com a venda de imóveis em São Paulo sabe o quanto as transações são engessadas e, principalmente, demoradas.
Nesse contexto, para desburocratizar e facilitar as negociações, surgiram as imobiliárias digitais, envoltas em uma metodologia prática que, a partir da tecnologia, encurta o trajeto até a assinatura do contrato.

Pandemia: o empurrão final para o fortalecimento do mercado digital

De fato, o ano de 2020 foi marcado, não só pela pandemia devastadora, mas também por muitas dúvidas em relação ao mercado como um todo. Desde então, a recomendação da OMS para evitar a contaminação pelo vírus é promover o distanciamento social. Infelizmente, mesmo com todos os esforços, sabemos que só poderemos retomar nossas vidas por completo quando a vacina for distribuída a toda a população. Em contrapartida, mesmo nesse período tão turbulento, ainda existem inúmeras pessoas que precisam do mercado imobiliário para investir ou encontrar um novo lar. Por conta disso, mais do que nunca, as imobiliárias digitais apresentam o formato de serviço ideal para atender esse público.

Vantagens
Embora a tendência tenha se fortalecido com a chegada da pandemia, a verdade é que as imobiliárias digitais já existiam antes disso com o mesmo propósito: tornar o atendimento ao cliente mais fácil e rápido.

Facilidade
Atualmente, nem todas as pessoas que desejam comprar um apartamento na Barra Funda ou uma casa têm tempo e disponibilidade para visitar os imóveis, analisar se eles atendem às suas expectativas, separar toda a documentação necessária, fazer a assinatura dos contratos, etc.
Contudo, com a chegada das imobiliárias digitais, esse cenário foi transformado. Afinal, a partir desses serviços, pode existir uma forma mais rápida e assertiva de exibir e vender os imóveis, como por exemplo, um corretor de imóveis que apresente as propriedades que atendam às expectativas dos clientes de maneira totalmente digital.

Processos menos burocráticos
Como dito anteriormente, a burocracia no cenário imobiliário é um fator negativo que, inclusive, já fez com que muitas pessoas desistissem de comprar imóveis. Para isso, as imobiliárias digitais atuam como verdadeiras facilitadoras de processos e transações.
Isso porque, com elas, desde a escolha da propriedade até o envio de documentos e assinatura dos contratos podem ser realizados de maneira totalmente digital. Assim, o cliente não perde tempo com todos os deslocamentos e processos de uma imobiliária tradicional.

Mais rapidez nos processos de compras e vendas

Um dos maiores benefícios das imobiliárias digitais é que elas tornam a vida dos clientes muito mais práticas e descomplicadas. Isso ocorre devido a alguns detalhes, que foram pré-planejados exclusivamente para esse tipo de negócio.
Por exemplo, nas imobiliárias digitais, a navegação do site é muito mais intuitiva, as fotos são apresentadas com qualidade máxima, a partir dos melhores ângulos. Além disso, toda a experiência é feita em 360°, para que o cliente tenha uma noção do espaço, conhecer a rua onde o imóvel está localizado, e se livrar da obrigação de ir até a imobiliária para buscar as chaves e visitar, presencialmente, o imóvel.

Imobiliárias híbridas: o meio termo entre o físico e o digital
Por mais que os processos digitais tenham se intensificado nos últimos tempos, a verdade é que muitas pessoas ainda preferem o olho no olho, por esse motivo, várias imobiliárias oferecem o serviço digital, mas, ainda assim, possibilitam o atendimento com o consultor de imóveis, justamente para que o interessado tenha um processo mais rápido e simplificado, mas sem perder o contato que garante toda a credibilidade da transação.

Enfim, gostou de descobrir o que são e como operam as imobiliárias digitais? Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Com certeza, essas informações podem ajudar muitas pessoas.