O Google Panda é uma mudança na classificação ou indexação do Google, selecionando algoritmicamente sites com conteúdo de maior qualidade e remover do índice sites com páginas de menor qualidade. Ao mesmo tempo, proporcionará uma classificação melhor, de alta qualidade de sites com conteúdo original e informativo, tais como de pesquisas, relatórios em profundidade, análises ponderadas e assim por diante.
A primeira coisa fundamental a entender, antes de começar a disparar contra o Google por ter seu site penalizado pelo Panda, é que a pena do algoritmo é desencadeada por uma combinação de fatores, e nunca por um único fator isoladamente.
O Que o Google Panda Está Realmente Buscando
Aparentemente (não há nenhuma maneira oficial de descobri-lo), o Google Panda funciona dando pontuação “negativa” para alguns sites e, em seguida, aplicar uma penalização “maiúscula” sobre todo o site, se um certo limite de pontos for atingido.
- websites com pouco conteúdo valioso
- com muitas notícias curtas
- páginas de conteúdo superficial
- dezenas ou centenas de tags ou categorias
- copiam ou reproduzem sem autorização
O Google Panda Update, tende-se a valorizar a experiência do usuário em uma página, onde a cada dia o Google tenta utilizar mais sinais para oferecer uma melhor qualidade nos resultados de busca, o que leva a refletirmos sobre uma série de fatores como:
Qual o Bounce Rate da minha página?
Qual o tempo médio que o usuário gasta em sua página?
Qual o tempo médio que o usuário gasta em seu site?
Usuários clicam em seu resultado e depois voltam para as SERPs e entram em outros resultados?
Seu site é altamente focado em anúncios atrapalhando a experiência do usuário?
Você tem conteúdo a oferecer que atenda a necessidade daquela busca?
Você traz informação a seu usuário, ou tenta apenas lhe vender algo?
O conteúdo em sua página é único ou copiado de terceiros?
O tempo de carregamento de sua página é baixo?
Logo ao entrar, está claro para o usuário o contexto da página?
Usuários tem bloqueado seu site nos resultados?
Quando falamos do panda, estamos falando da experiência do usuário, ou seja, não basta apenas trocar o texto, e sim pensar em todos os pontos que possa fazer a sua página ser agradável a quem a visita. Pense em coisas como:
- Tamanho e tipo de Fonte
- Design Agradável
- Excesso de Anúncios
- Acessibilidade a informação
- Imagens e legendas
- Vídeos
- Links Externos com referências complementares
- Subtítulos e conteúdo organizado
- Destaques de termos importantes
- interação do usuário
- entre outros…
Como Descobrir Se Meu Site Caiu no Panda?
Procure no Google por termos que você aparecia bem posicionado, provavelmente não mostrará mais seus resultados por lá.
Saber as datas em que o algoritmo do Panda foi executado. Uma vez que você tem essa informação basta acessar o Google Analytics, ver o tráfego proveniente do Google e observar o gráfico para ver se você teve uma queda repentina de visitas. O Panda terá tirado resultados que traziam tráfego, mas que não ofereciam uma boa experiência para o usuário.
Panda Update 24: 22 de janeiro de 2013
Panda Update 25: 15 de março de 2013
Panda Update 26: 20 de maio de 2014 (Panda 4.0)
Panda Update 27: 25 de setembro de 2014 (Panda 4.1)