A piada é antiga (eu sei): COMO CRIAR PERSONAS

Leia o chamada a seguir, com um anuncio do saudoso GLOBO REP√ďRTER:

“Como criar personas ? De onde vem ? O que elas comem ?
Assista hoje em nosso Instagram”

Agora deixando a brincadeira de lado, vamos direto para a provocação

Voc√™ sabe qual √© a diferen√ßa entre P√ļblico Alvo e Persona ?

  • P√öBLICO ALVO -trabalha com dados gerais e defini√ß√Ķes mais amplas de consumidores com caracter√≠sticas semelhantes e que est√£o mais propensos a adquirir os produtos ou servi√ßos. Perfil de pessoas que tem potencial para se tornar cliente.
  • PERSONA – traz informa√ß√Ķes espec√≠ficas e detalhadas do “cliente ideal” para uma estrat√©gia de marketing e vendas otimizada

Resumo: p√ļblico-alvo √© uma parcela abrangente para quem voc√™ vende seus produtos ou servi√ßos. Enquanto a persona, √© a cria√ß√£o do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada, como se estivesse descrevendo uma pessoa conhecida, seus h√°bitos e gostos.

Crie a sua persona

O primeiro passo √© criar a sua buyer persona. Sem uma persona definida, voc√™ n√£o saber√° como se posicionar, criar um tom de voz, nem definir a sua linha editorial de conte√ļdo. Portanto, foque em conhecer o seu p√ļblico a fundo.

Para começar a criar a sua persona, respondao os seguintes fatores:

Nome;
Idade;
Gênero;
Profiss√£o;
Hobbies;
H√°bitos e comportamentos;
Dores e ang√ļstias;
Linguagem (como ela se comunica);
Canais onde ela est√° mais presente;
Tendências que ela acompanha.
Lugares que ela frequenta
Marcas que ela compra
ETC

Se voc√™ n√£o tem um banco de dados j√° com essas informa√ß√Ķes, recomendamos que fa√ßa uma pesquisa de mercado atrav√©s de email marketing ou de redes sociais. Use abuse do Google Formul√°rios para conhecer bem seus cadastros / contatos.

Com base nestas informa√ß√Ķes voc√™ ter√° a vis√£o do seu “cliente ideal”ou sua persona.

A persona ser√° o guia para a cria√ß√£o de conte√ļdo. (N√£o √© a mesma coisa que p√ļblico-alvo).

O Checklist da Persona √© item indispens√°vel para voc√™ acertar a comunica√ß√£o com a sua audi√™ncia. Com ele, voc√™ identifica seu cliente potencial e entende o que sua audi√™ncia quer ver. Tornando o trabalho da produ√ß√£o de conte√ļdo muito mais assertivo.

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