A piada é antiga (eu sei): COMO CRIAR PERSONAS

Leia o chamada a seguir, com um anuncio do saudoso GLOBO REPÓRTER:

“Como criar personas ? De onde vem ? O que elas comem ?
Assista hoje em nosso Instagram”

Agora deixando a brincadeira de lado, vamos direto para a provocação

Você sabe qual é a diferença entre Público Alvo e Persona ?

  • PÚBLICO ALVO -trabalha com dados gerais e definições mais amplas de consumidores com características semelhantes e que estão mais propensos a adquirir os produtos ou serviços. Perfil de pessoas que tem potencial para se tornar cliente.
  • PERSONA – traz informações específicas e detalhadas do “cliente ideal” para uma estratégia de marketing e vendas otimizada

Resumo: público-alvo é uma parcela abrangente para quem você vende seus produtos ou serviços. Enquanto a persona, é a criação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada, como se estivesse descrevendo uma pessoa conhecida, seus hábitos e gostos.

Crie a sua persona

O primeiro passo é criar a sua buyer persona. Sem uma persona definida, você não saberá como se posicionar, criar um tom de voz, nem definir a sua linha editorial de conteúdo. Portanto, foque em conhecer o seu público a fundo.

Para começar a criar a sua persona, respondao os seguintes fatores:

Nome;
Idade;
Gênero;
Profissão;
Hobbies;
Hábitos e comportamentos;
Dores e angústias;
Linguagem (como ela se comunica);
Canais onde ela está mais presente;
Tendências que ela acompanha.
Lugares que ela frequenta
Marcas que ela compra
ETC

Se você não tem um banco de dados já com essas informações, recomendamos que faça uma pesquisa de mercado através de email marketing ou de redes sociais. Use abuse do Google Formulários para conhecer bem seus cadastros / contatos.

Com base nestas informações você terá a visão do seu “cliente ideal”ou sua persona.

A persona será o guia para a criação de conteúdo. (Não é a mesma coisa que público-alvo).

O Checklist da Persona é item indispensável para você acertar a comunicação com a sua audiência. Com ele, você identifica seu cliente potencial e entende o que sua audiência quer ver. Tornando o trabalho da produção de conteúdo muito mais assertivo.

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