Veja se você realmente se encaixa no perfil de um chato de galochas quando usa o e-mail. Regras de ouro consistem em manter mensagens curtas, objetivas e bem focadas no assunto a ser tratato.
Que o e-mail é um grande problema corporativo ninguém precisa duvidar, mas você já parou para observar quantas pessoas no ambiente corporativo tem hábitos nada produtivos com eles, fazendo a situação piorar ainda mais?
Em uma das pesquisas que a minha empresa conduziu, descobrimos que o brasileiro gasta em média três horas por dia para lidar com os seus e-mails, o que pode ser um tempo mal aproveitado caso as pessoas não saibam lidar com as mensagens de forma adequada.
Mas será que você é a pessoa que tem maus hábitos de e-mail na empresa e acaba gastando tempo à toa de seus colegas por causa disso?
Se você se encaixar no perfil abaixo, pode se colocar no papel de e-mala. Veja abaixo alguns sintomas clássicos:

  1. Mister Urgência ? Se todos seus e-mails são para ontem, se tudo que você manda é imediato e precisa ser feito na hora, se você liga depois de enviar um e-mail e pergunta se a pessoa viu seu e-mail urgente, existe algo errado com seu planejamento pessoal e sua rotina diária.
  2. Caixa de Entrada Lotada ? Todo e-mala possui mais de 100 e-mails na Caixa de Entrada. Em geral √© a pessoa que vive comentando que n√£o recebe os e-mails dos outros, que pede informa√ß√Ķes que chegaram no e-mail mas ele n√£o sabe pois n√£o leu ainda. √Č comum tamb√©m demorar um temp√£o para achar uma mensagem no meio de tantos e-mails n√£o lidos ou mal organizados.
  3. Copia todos ? √Č sempre melhor que todos fiquem sabendo do assunto do que apenas um, certo? Talvez l√° na escola voc√™ adorasse que todo mundo parasse para ouvir suas hist√≥rias, n√£o √©? Em geral tamb√©m gosta muito de responder a todos, pois √© o bot√£o maior no Outlook e ele sempre salta no seu clique.
  4. Assuntos Bizarros ? O conte√ļdo do seu e-mail fala sobre o resultado da √ļltima reuni√£o de diretoria, mas o assunto √© algo do tipo: ?O gato subiu no telhado? ou qualquer coisa do g√™nero. Em um e-mail o assunto deve resumir em uma frase o conte√ļdo do mesmo e n√£o ser uma frase criptografada que at√© um hacker teria dificuldades em decifrar.
  5. Correntes ? O e-mala adora mandar correntes com frases bonitas, apresenta√ß√Ķes divertidas, v√≠deos engra√ßados, tem medo que caia sua orelha ou que Deus fique bravo com ele se a mensagem n√£o chegar a 20 pessoas pelo menos.
  6. E-mails sem a√ß√£o ? A maioria dos e-mails √© composta de informa√ß√Ķes e a√ß√Ķes que devem ser tomadas, mas o e-mala s√≥ sabe passar a informa√ß√£o e deixa os pr√≥ximos passos indefinidos ou amb√≠guos.
  7. E-mails longos ? Todo e-mala tem o DNA do mala clássico, que você sempre evita. Adora ficar falando horas sem ter muito o que agregar e que sempre acaba atrapalhando. Isso aplicado no e-mail cria mensagens muito extensas, sem objetividade e chatas de ler. O ideal é manter um e-mail com menos de quatro parágrafos (aproximadamente 1000 caracteres).

Estas são as características mais marcantes do e-mala, o que não significa que se você tem apenas uma ou outra característica, não possa se tornar um no futuro. Pense a respeito e evite que isso aconteça.
[Webinsider]