Requisitos para Analista Seo

Requisitos para Analista Seo

Todos dia surgem novas vagas para Analistas de SEO, mas você sabe o que é preciso ?
Você sabe o que um analista de SEO faz?
Como é sua rotina de trabalho?

O que é analista de SEO?

O analista de SEO é o responsável por otimizar as páginas de um site para que o site fique bem posicionadas nas buscas em mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo.
É um processo com resultados a médio/longo prazo, já que o processo de otimização tem como foco principal fazer com que as páginas apareçam de forma orgânica nas buscas, ou seja, SEM PAGAR nada para os buscadores.
Quando se paga para aparecer na primeira pagina dos buscadores estamos falando sobre os links patrocinados. E será assunto para outro post.

O que faz um analista de SEO?

Existem diversas tarefas que um analista de SEO pode desenvolver, ex: analisar os fatores On Page, desenvolver estratégias Off Page para maximizar o processo de Link Building, treinamento de equipes de desenvolvimento e criação de conteúdo, entre tantas outras tarefas, conforme explicamos a seguir.

  • Análise dos fatores ON PAGE
    Analisar todos os itens que compõem o código do site e que serão lidos pelos mecanismos de busca, como: código HTML, URL, Navegação, Usabilidade, até avaliar o conteúdo existente no site para que ele seja melhor compreendido pelos mecanismos de busca e assim se torna mais relevante.
  • Desenvolvimento dos fatores OFF PAGE
    Fazer com que o site ganhe relevância na internet de acordo com as palavras chaves selecionadas. Uma das técnicas mais comuns e eficientes é a de criação de Link Building, um processo de aquisição de novos links externos ao site. Quanto mais links externos (outros sites) de boa qualidade suas páginas tiverem melhor será a avaliação dos buscadores, significando que muita gente esta “falando” do seu conteúdo, isto é compreendido como grande indicador de que este tem boa qualidade.
  • Treinamento de EQUIPE
    O treinamento de equipes é a oportunidade de fazer o processo de Evangelização de SEO. Um termo muito usado na comunidade SEO para descrever o processo onde o analista de SEO ensina os demais colaboradores envolvidos no processo de criação do site e de conteúdo a desenvolver conteúdo otimizado e de qualidade sozinhos.
    Acredite, um trabalho sério de SEO não é simples e para melhores resultados tem que estar atrelado ao SEM – Search Engine Marketing.

Por estes conceitos, costumo dizer que SEO e SEM sao necessários como nossa perna direita e a perna esquerda.

Requisitos Importantes

Não existe um perfil exato, mas existem os que são considerados diferenciais. O profissional de SEO tem que conhecer:

  • Como funcionam os mecanismos de busca
 – Requisito básico para o processo de otimização das páginas
  • HTML e CSS, itens básicos para desenvolver as tarefas de SEO On Page
  • Keyword Research – 
Saber escolher palavras chaves, uma das tarefas mais importantes do projeto
  • XML, algumas das tarefas do analista de SEO podem envolver XML, por exemplo, o desenvolvimento de sitemaps.
  • Redes Sociais, ferramentas muito utilizadas para auxiliar o trabalho de SEO em conjunto com o MARKETING na atualidade

Diferenciais para profissionais de SEO são:

  • Usabilidade, sites que usam estas técnicas tendem a trazer uma melhor experiência para o usuário fazendo com que este realize o objetivo esperado como a compra de um produto ou contratação de um serviço.
  • Inglês, sim, os melhores conteúdos chegam primeiro em inglês.
  • Conhecimento em linguagens de programação, a maioria dos sites utiliza programação para manter seu conteúdo vivo. Ter conhecimentos nesta área é um diferencial importante.
  • Google Analytics, uma das ferramentas mais utilizadas pelos analistas de SEO, para obter dados para o desenvolvimento do projeto e mensuração de resultados.
  • Conhecer Marketing raiz e Marketing Digital, para potencializar os resultados do trabalho de SEO podemos utilizar técnicas de Marketing, criar campanhas que serão um grande auxiliador na obtenção de resultados.

Além dos requisitos acima, o analista de SEO tem que ser um excelente vendedor, pois convencer as pessoas de que o seu trabalho trará bons resultados é uma tarefa difícil, ainda mais se seus superiores são leigos no assunto.
Para entender melhor como não infringir as boas práticas de SEO, recomendo que você leia as Diretrizes para Webmasters do Google.


Posts Relacionados

O Mago consultor, gerente ou analista de Marketing Digital